Com nosso professor Paulo, de ciências, tivemos uma oportunidade de juntar lixos eletrônicos e ver suas importâncias. Com ele, podemos fazer obras, esculturas e muitas coisas diferentes que não iriam prejudicar o meio ambiente. Aprendemos também onde colocar os lixos eletrônicos. Se você não quiser aproveitá-los, descarte-o em: supermercados, empresas especializadas; já os celulares você pode devolver para a empresa que vendeu.
Definição
Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno. Este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
Exemplos de lixo eletrônico:
- Monitores de Computadores
- Telefones Celulares e baterias
- Computadores
- Televisores
- Câmeras Fotográficas
- Impressoras
Problemas causados pelo descarte inadequado
- Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.
- Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.
- Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.
fonte = http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_eletronico.htm