A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.
A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. O então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados, com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo.
Períodos:
Clássico
- Plano Marshall (1947);
- Criação da OTAN (1949);
- Bloqueio soviético aos setores "ocidentais" de Berlim (1948-49) e criação da República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) e da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) em 1949;
- Muro de Berlim (1961);
- Guerra da Coreia (1950-53) e divisão do país em Coreia do Sul e Coreia do Norte;
- Revolução Cubana de 1959 e Crise dos Mísseis de Cuba de 1962.
Coexistência pacífica
- Guerra do Vietnã (1964-1973);
- Guerra Civil de Angola (1975);
- A invasão soviética do Afeganistão (1979);
- boicote das Olimpíadas de Moscou em 1980 pelos norte-americanos.
Nova
- Eleição de Ronald Reagan; pedido de aprovação do "Guerra nas Estrelas" - sistema de defesa orbital contra mísseis soviéticos;
- ascensão de Gorbatchev na URSS (reforma econômica - Perestroika - e política - Glasnost);
- derrubada do muro de Berlim;
- fim dos governos socialistas no leste europeu.
O Muro de Berlim foi uma construção erguida em 1961 pelo regime socialista da hoje extinta República Democrática Alemã, também conhecida como Alemanha Oriental, que se destinava a separar as duas áreas da cidade de Berlim, à época dividida em um setor capitalista e outro socialista. Ela ocasionou o fim da Guerra Fria.


