quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Guerra Fria

Guerra Fria Capitalismo e Comunismo 

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.


    A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.


   

As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

    


A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980.  O então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados, com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo.

Períodos:

Clássico

- Plano Marshall (1947);
- Criação da OTAN (1949);
- Bloqueio soviético aos setores "ocidentais" de Berlim (1948-49) e criação da República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) e da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) em 1949;
- Muro de Berlim (1961);
- Guerra da Coreia (1950-53) e divisão do país em Coreia do Sul e Coreia do Norte;
- Revolução Cubana de 1959 e Crise dos Mísseis de Cuba de 1962.

Coexistência pacífica

- Guerra do Vietnã (1964-1973);
- Guerra Civil de Angola (1975);
- A invasão soviética do Afeganistão (1979);
- boicote das Olimpíadas de Moscou em 1980 pelos norte-americanos.

Nova

- Eleição de Ronald Reagan; pedido de aprovação do "Guerra nas Estrelas" - sistema de defesa orbital contra mísseis soviéticos;
- ascensão de Gorbatchev na URSS (reforma econômica - Perestroika - e política - Glasnost);
- derrubada do muro de Berlim;
- fim dos governos socialistas no leste europeu.





Muro de Berlim foi uma construção erguida em 1961 pelo regime socialista da hoje extinta República Democrática Alemã, também conhecida como Alemanha Oriental, que se destinava a separar as duas áreas da cidade de Berlim, à época dividida em um setor capitalista e outro socialista. Ela ocasionou o fim da Guerra Fria.


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Tuvalu

É um Estado da Polinésia formado por um grupo de nove atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice.



Os primeiros habitantes chegam provavelmente no século XIV, provenientes de Samoa. Os atóis de coral que compõem Tuvalu eram inicialmente uma colônia espanhola, denominada Ilhas da Laguna.


Tuvalu é um grupo de nove atóis coralinos que se estendem ao longo de 560 km, de noroeste a sudeste, situadas na Polinésia, numa área marítima de 1 060 000 km². Ligeiramente ao sul do equador, o arquipélago está situado a cerca de 4000 km a nordeste da Austrália, a sul da Ilhas Gilbert, localizado aproximadamente a 8º S, 178º E.

A pequena população de Tuvalu é quase exclusivamente de origem polinésia, falantes da língua tuvaluana (que é uma das línguas oficiais e unicamente falada por esta população); o inglês também é a língua oficial de Tuvalu.

Em Tuvalu, as antigas religiões foram totalmente destruídas. Atualmente, 97% da população professa o protestantismo, enquanto os outros 3% professam outras religiões.

Os principais produtos exportados por Tuvalu são copra, pândano e têxteis. A pesca e o cultivo de palmeiras são atividades tradicionais.

Quase não existem veículos no país, onde os principais meios de transporte são as motos e as bicicletas por via terrestre, e os barcos por via marítima..